Livraria Cultura
2
Tweetar
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Memórias do subsolo (Fiódor Dostoiévski)
"Sou
um homem doente... Um homem mau. Um homem desagradável. Creio que sofro do fígado. Aliás, não entendo níquel da minha doença e não sei, ao certo, do que estou sofrendo. Não me trato e nunca me tratei, embora respeite a medicina e os médicos. Ademais sou supersticioso ao extremo; bem, ao menos o bastante para respeitar a medicina. (...) Mas, apesar de tudo, não me trato por uma questão de raiva. Se me dói o fígado, que doa ainda mais."
"(...) esta peçonha dos desejos insatisfeitos que penetraram no interior do ser; em toda esta febre das vacilações, das
decisões tomadas para sempre e dos arrependimentos (...)."
"Tenho, por exemplo, um terrível amor próprio. Sou desconfiado e me ofendo com facilidade, como um corcunda ou um anão, mas, realmente, tive momentos tais que, se me acontecesse receber um bofetão, talvez até me alegrasse com o fato. Falo a sério: com certeza, eu saberia encontrar também nisso uma espécie de prazer – naturalmente o prazer do desespero, mas é justamente no desespero que ocorrem os prazeres mais ardentes (...).
Dizei-me: de que pode falar um homem decente com o máximo de prazer? Resposta: de si mesmo."
"A afronta é uma purificação; é a mais corrosiva e dolorida consciência. (...) O que é melhor, uma felicidade barata ou um sofrimento elevado?"
"(...) a razão, meus senhores, é coisa boa, não há dúvida, mas razão é só razão e satisfaz apenas a capacidade racional do homem, enquanto o ato de querer constitui a manifestação de toda a vida, isto é, de toda a vida humana, com a razão e com todo o coçar-se. E, embora a nossa vida, nessa manifestação, resulte muitas vezes em algo bem ignóbil, é sempre a vida e
não apenas a extração de uma raiz quadrada."
"Em breve, inventaremos algum modo de nascer de uma ideia."
"O fim dos fins, meus senhores: o melhor é não fazer nada! O melhor é a inércia consciente! Pois bem, viva o subsolo! Embora eu tenha dito realmente que invejo o homem normal até a derradeira gota da minha bílis, não quero ser ele."
Mais frases & trechos selecionados pelos leitores:
aq
ui!
Assista ao vídeo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário